5 de janeiro de 2015

Cook with me | Bolo de maçã

Olá! Tiveram um bom fim-de-semana?

Eu certamente que tive. Foi muito bom voltar a ver os Aurora no Fator X, desejo-lhes muito sucesso, continuam a ser o meu grupo preferido.

Mas, agora vamos ao tema de hoje. Já há algum tempo que queria trazer-vos a receita do meu bolo de maçã, é o bolo que melhor faço, fica sempre muito bom.







Este bolo eu fiz de forma diferente, normalmente não ponho a cobertura, se preferirem também não precisam de por.

Ingredientes:

- 2 Maçãs;
- 4 ovos;
- 150 gr de açúcar;
- 100 gr de manteiga derretida;
- 150-200 gr de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- 100 ml de leite;
- canela em pó.

"Quanto aos ingredientes quero fazer-vos uma chamada de atenção, eu retirei esta receita de uma página na Internet e alterei as quantidades a meu gosto. Como tenho um copo com medidas eu vou colocando aquilo que acho ser suficiente. Portanto, a quantidade de farinha depende da espessura da massa, se estiver muito líquida ponho mais, daí dizer que a quantidade varia entre 150 gr e 200 gr. Com a manteiga acontece algo semelhante, eu vou pondo o que acho ser suficiente mas que anda perto das 100 gr. Portanto, quando estiverem a cozinhar, mesmo que estejam a seguir uma receita, coloquem sempre a quantidade de ingredientes que acharem bem.

Receita:

Comecem por descascar as maçãs e cortar em fatias muito fininhas. Misturem açúcar e canela e coloquem em cima das fatias. Não precisam colocar muita quantidade. Se não quiserem que as maçãs fiquem escuras, reguem as fatias com um pouco de sumo de limão. 
Num recipiente, juntem as gemas e o açúcar e batam muito bem até obterem uma massa fofa, juntem a manteiga derretida e o leite e batam novamente. Misturem a farinha e o fermento. Se, neste ponto, acharem que a massa está muito espessa juntem um pouquinho de leite, mas tenham cuidado porque se juntarem demasiado a massa fica muito líquida. 
Depois, batam as claras em castelo e juntem à massa mas, não usem a batedeira eléctrica para misturar tudo! Se misturarem utilizando uma colher ou uma espátula, a massa vai ficar muito fofa porque vai se notar o efeito das claras em castelo. Untem um recipiente com manteiga e açúcar (sim é mesmo açúcar), coloquem uma camada de fatias de maçã e depois uma camada de massa, repitam o processo até terminarem as fatias e a massa. 
Levem ao forno e quando estiver pronto deixem arrefecer um pouco e depois, com cuidado, passem uma faca à volta da forma para soltar o bolo. 

Cobertura:

Para quem quiser fazer a cobertura, só tem que cobrir o bolo com chantilly. Depois, num recipiente que possam levar ao fogão, coloquem um pouco de maçã cortada aos bocadinhos com açúcar e um pouquinho de água, quando a maçã estiver cozida e o açúcar derretido, deixem arrefecer e depois coloquem em cima do chantilly. 

Desejo-vos uma óptima semana! A minha vai ser muito atribulada, com 4 frequências! Desejem-me sorte :)


24 comentários:

  1. Parece ter ficado delicioso.
    P.S.: Gostei do novo design do vosso blog! ♥
    Beijinhos,
    frompeonies.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! Parece delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. eu já devo ter dito que não sou fã de bolos de frutos mas esse tem um aspeto...!!!

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Eu sou igual vario sempre durante o momento em que estou a cozinhar as receitas nunca ficam iguais.

    ResponderEliminar
  5. Foi mesmo fantástico ter os Aurora novamente no Factor X *.* são geniais!
    O bolo ficou com um aspeto delicioso. Tenho que experimentar esta receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. nam nham nham :D
    Só o aspecto já dá vontade de trincar :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que delicia devia esta adorei a receita
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que belo aspecto :)

    http://checkinonline.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Tem muito bom aspecto *.* =P
    Eu acho que com tanto doce que ingeri nestes últimos dias, nem tão cedo vou fazer algum!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Parece ser delicioso :) e super fácil de fazer :D.
    Deu fome ahaha

    ResponderEliminar
  11. Primeiro que tudo, boa sorte para as tuas frequências :)
    Segundo, obrigada por esta receita! É fácil, económica, parece ser deliciosa e resolve o meu dilema sobre o que fazer com as maçãs cá de casa que já não me apetece comer xD

    ResponderEliminar
  12. Tem bom aspecto :)
    Beijinhos*
    http://myfashionandbeautydiary.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. parece ser bom nhamiii !

    r: obrigada e igualmente :) eu preciso mesmo , para tonificar o meu corpo e descarregar stress !

    ResponderEliminar
  14. Boa sorte para as frequências!!!
    O bolo tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos <3

    www.belezadizestu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Tem um óptimo aspecto, vou fazer um dia destes :)
    Boa sorte para as frequências ^^

    ResponderEliminar
  16. Boa sorte para as frequências! :)
    Acredito que estivesse delicioso mas a mim o chantilly enjoa-me logo :p

    ResponderEliminar
  17. Yumiii parece delicioso, tenho de experimentar :) Beijinhos

    http://mademoisellecf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. O bolo parece ser delicioso :D tenho de experimentar ;)
    beiijinhos lindas, o vosso blog está cada vez melhor!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário & obrigada pela visita! ♥
Qualquer dúvida enviem e-mail: morningdreamssp@gmail.com