Em continuação com a série do regresso às aulas aqui no blogue, hoje decidi responder a uma tag sobre a Universidade. Vi esta tag no canal da Vanessa Pereira e achei muito apropriada ao momento, pelo que também decidi responder....vamos lá ?
Perguntas:
1- Quando é que ingressas-te na Universidade?
Ingressei na Universidade no ano lectivo 2011/2012.
2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Este ano terminei a minha Licenciatura em Geografia e hoje estou inscrita no Mestrado de Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
Nunca soube bem o que queria seguir. Sou uma pessoa que se interessa por vários domínios, vários assuntos e nunca tive uma profissão idealizada para mim. Queria ser tudo.
A escolha de Geografia foi sim uma escolha a última da hora, mas acho que eu funciono assim.
4- Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objetivos?
A Geografia é uma ciência multidisciplinar, que engloba vários assuntos e domínios que me fascinam. E eu, sou uma rapariga que gosta de várias coisas. Ou seja, no fundo acabou por ser uma área feita a minha medida. É certo que é um curso com uma saída reduzida em termos de empregabilidade. Mas é uma área que podemos ser criativos quanto ao percurso e as etapas posteriores e é isso que fascina. Pelo menos tirei uma Licenciatura que me deu muito prazer e só por isso, sou feliz.
5- O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?
A UP é uma Universidade de renome, com uma excelente equipa de professores e funcionários o que permite uma boa funcionalidade. Existem vários pólos, pelo que as faculdades estão todas elas dispersadas geograficamente. Referindo à minha faculdade, os pontos positivos consistem no espaço físico - super original em termos arquitetônicos, o fantástico ambiente entre os alunos, a maravilhosa biblioteca e o fato de haver um local especifico para nós geógrafos (o famoso, 4º piso ou a mapoteca) e o bar. Em termos de pontos negativos, acho que a secretaria peca um pouco.
6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?
A minha experiência tem sido fantástica. Entrar para a Universidade fez-me crescer enquanto pessoa. Era e ainda sou bastante tímida e muito dependente dos outros. Tinha fobia de andar sozinha quer em espaços com pessoas quer em transportes públicos. Hoje, tudo isso desapareceu. Consigo ser mais adulta, responsável e sobretudo a enfrentar e desenrascar-me sozinha.
7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Fui praxada e tenho orgulho em dizer isso. Mas não foi algo que me tivesse cativado e por isso sai da praxe. Sou a favor das praxes, acho que elas servem para criar grandes elos de amizades e cooperação entre os caloiros e os mais velhos, partilhando experiências únicas. No entanto, o que para uns é espetacular, para outros não é assim tanto e foi esse o meu caso. Não estou arrependida por ter saido, são opções.
8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
Pela minha experiencia não senti grande diferença. Ok, uma Universidade é maior. Os professores não fazem ditado. Ninguém se preocupa em remarcar frequências/exames se estiveres doente ou a trabalhar. As turmas podem ser maiores. Cada um tem o seu metodo. As pessoas entram e saiem das salas sem dizer nada. Ok, ainda são algumas diferenças, mas não senti-me ameaçada por isso. Rapidamente adaptei-me a este ambiente e adoro. Ter que dizer: "professor, posso ir fazer xixi?" era um pouco para o rídiculo não? assim uma pessoa sai sem dar satisfações, bem melhor.
9- Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Depende dos cursos que se tira. Depende da sorte e da cunha. Temos que ser realistas, hoje em dia existem demasiados licenciados para um pais com pouca oferta. Aqueles que arranjam por mérito próprio tem que batalhar contra uma parede até encontrarem o que tanto precisam...aqueles que tem bons contactos, licenciados ou não, tem a vida feita. Universidade mais do que tudo serve para realização pessoal e a seguir para encontrar um bom emprego.
10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Acho muito importante. Faz-nos mais independentes e autênticos.
11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
Existe grande companheirismo e entre-ajuda como colegas e com isso uma grande amizade. Existem aqueles amigos das noitadas, os amigos dos interesses para apontamentos e aqueles que estão la para assuntos dentro e fora da faculdade e esses não são muitos.
12- A Universidade mudou-te como pessoa?
Claro que sim, mudou-me imenso.
13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Hoje considero-me mais mulher em todos os sentidos.
14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Primeiro que olhem para a Universidade como uma realização pessoal. Entrar para algo só para ter um curso e um emprego não vale nada. É extremamente importante ter um emprego, se é. Mas é também importante termos amor e orgulho no que fazemos. E primeiro, temos que escolher algo que gostemos de fazer. Sentirmo-nos realizados e felizes. Depois lutar para construir um caminho neste sentido. Se fizermos assim, vamos sentirmo-nos bem conosco e com quem nos rodeia, construindo grandes recordações, vivências e amizades.
Experimentem tudo com moderação e sejam felizes.
(sintam-se tagueadas! :) )
Adorei.. Deu para conhecer a tua universidade e a ti também.. :)
ResponderEliminarAdorei esta TAG :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Adorei aquilo que escreves-te! Mostra mesmo na tua escrita e nas coisas que dizes/partilhas que essa experiência tornou-te mais mulher e autonoma :)
ResponderEliminarbeijinho *
Nomeei-vos para o "The Very Inspiring Blogger Award", se quiserem participem! :) Fica aqui o link: http://nasasasdodesejo-blog.blogspot.pt/2014/09/the-very-inspiring-blogger-award.html
ResponderEliminarohhhhhh mosntros universidade, adoro!
ResponderEliminar(sorry, era só isto que tinha a dizer xD)
xoxo
Concordo plenamente contigo e é um excelente conselho: olhem para a Universidade como uma realização pessoal!
ResponderEliminarbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Gostei imenso da tag :)
ResponderEliminarGeografia, nunca foi o meu forte, mas o meu curso (apesar de não ter nada a ver com o teu) é também muito polivalente.
Vai dar imenso jeito a muitas meninas conhecerem este lado ;)
ResponderEliminarSónia
www.tarasemanias.pt
gostei muito deste post, fez-me ficar mais motiva e esclarecida em relação à universidade que, por alguma razão para mim, parece um bicho de sete cabeças
ResponderEliminarobrigada
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Adorei!!
ResponderEliminarhttp://beyondbeauty.blogs.sapo.pt/
*Beijinhos