12 de setembro de 2014

Regresso às aulas | organiza o teu estudo

Olá!

Chegou a altura de falarmos sobre estudar!




Pois é, porque regressar às aulas não significa só material novo, também significa voltar a estudar para as provas de avaliação. E, como sabemos que nem sempre é fácil termos tempo para estudar para tudo, trazemos algumas dicas que podem e devem usar no vosso dia-a-dia para serem bem-sucedidos.

1 - Fazer resumos da matéria - faz resumos antecipadamente e verás como depois é muito mais fácil estudar a matéria;

2 - Passar os apontamentos das aulas a limpo - este passo é muito importante pois ao passares os apontamentos a limpo já estás a estudar a matéria;

3 - Fazer gráficos e tabelas - bom, depende muito da matéria mas este passo é muito bom para organizar dados que são facilmente convertíveis em gráficos e tabelas e, são muito úteis para estudar;

4 - Sublinhar a parte mais importante da matéria - não só facilita o estudo como também facilita a tarefa de fazer os resumos;

5 - Fazer um calendário para organizar o tempo de estudo - fazer um calendário é importante para organizar o teu tempo livre, acredites ou não, quanto mais organização melhor!

6 - Fazer esquemas com o resumo da matéria - esta dica é semelhante à número 3. Esquemas da matéria facilitam o estudo e a memorização de alguns tópicos, bem como, a relação entre os vários tópicos;

7 - Ir a toda as aulas - pode ser chato, principalmente quando estamos na universidade e não temos faltas mas, é muito importante ir a todas as aulas pois, só o facto de estarem presentes a ouvir a matéria já é um grande passo para a perceberem melhor quando estiverem a estudar;

8 - Estudar diariamente - mais uma dica chata mas é essencial, não é por acaso que os melhores alunos são aqueles que estudam diariamente;

9 - Descansar muito e não estudar até tarde - é importante manter a mente relaxada para terem energia para estudar e para estarem atentos nas aulas;

10 - Resolver testes, ou exames para preparação e, resolver o máximo de exercícios possível - Os exercícios ajudam imenso para perceberem a matéria, para perceberem onde têm mais dificuldade e, se estão ou não preparados para fazer a prova;

11 - Fazer exercício físico - é importante para aliviar a ansiedade e o nervosismo que as aulas e as provas provocam;

12 - Estudar num local calmo e bem iluminado - isto depende de pessoa para pessoa, há quem goste de estudar com barulho mas, estudar num local calmo ajuda a memorizar melhor a matéria e bem iluminado pois, é necessário não esforçar demasiado a visão.

A minha experiência


Reconheço que todas as dicas que vos dei são extremamente importantes para alcançar o sucesso mas, eu não cumpro todas. Como, por exemplo, estudar diariamente. Por muito que queira nem sempre tenho um horário disponível para tal ou vontade. Normalmente, o cansaço vence a vontade de estudar. Então eu sugiro que reflictam sobre o que vos ajuda mais, ou o que se adequa mais a vocês e seguir essas regras até ao fim, por muito que custe no final valerá a pena!

Vocês usam estas dicas?


14 comentários:

  1. em primeiro lugar gosto muito do teu blog (descoberto recentemente) e especialmente deste post. São tudo óptimas dicas só é pena é que na maioria das vezes não as cumpramos ehhehe
    numa outra pergunta totalmente fora de contexto: como é que conseguiste que o vosso blog tenha tanto sucesso? Foi algo que veio naturalmente ou fizeram alguma coisa para tal acontecer? Ajudava-me me muito se soubesse

    continuem com o bom trabalho

    beijinhos
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. São excelentes dicas, sem dúvida! Estudar com água ao lado também é importante!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. São dicas excelentes e de grande importância, mas reconheço que também não as sigo todas, como é o caso de estudar diariamente ou fazer exercício. Sempre fiz resumos da matéria, pois acho que é uma ótima forma de estudar :)

    r: Honestamente, já não me recordo do porquê de ter lido aquele livro, mas acho que também teve influências da escola. Da Jane Austen ainda só li aquele, mas fiquei encantada. Acho-o extraordinário

    ResponderEliminar
  4. oh meu deus! a ultima imagem é tão fofa que devia ser proibida!

    eu nunca fui muito organizada a estudar... por norma o que eu mais fazia era resumos... das aulas, dos materiais que nos davam, e por vezes dos próprios livros... e depois nunca voltava a ler, era demasiado aborrecido =P

    Talvez por isso fosse por norma uma aluna mediana =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Muito boas dicas, é pena eu não as conseguir cumprir a todas, a preguicite ganha-me por vezes xd
    -xoxo-
    http://darkchoices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Beautiful post, useful! Thanks for your comment in my blog, would you like to follow each other?:)

    http://julesonthemoon.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  7. Os meus métodos são muito simples, faço resumo, leio duas vezes e vou para a frequência :)

    ResponderEliminar
  8. Eu falho bastantes vezes em estudar diariamente, há sempre coisas mais interessantes para fazer. Mas vou ter de mudar isso este ano pois vou para a Faculdade :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu nem sei como vou ter tempo para estudar! Entro às 15 e saio às 20 e tenho de andar sempre 1h e 30m de transportes! Penso que a melhor maneira vai ser estudar até às 2/3 da manhã e dormir até às 11h! Assim não sou interrompida, nem há barulho dos animais e das pessoas cá da casa! :)

    ResponderEliminar
  10. Otimas dicas, é sempre bom relembra-las :D
    Tento-as quase sempre aplica-las mas às vezes a preguiça fala mais alto :p
    Beijinhos ❤
    BLOG | FB | INSTA

    ResponderEliminar
  11. as dicas são ótimas mas tmbm nao seguia metade qd estudava :b mas sei que podia ter tido melhor resultados ainda mas olha xD preguiça !! xD
    Beijinhos*
    Blog | Youtube | FB

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário & obrigada pela visita! ♥
Qualquer dúvida enviem e-mail: morningdreamssp@gmail.com