24 de fevereiro de 2015

Lifestyle | Workout #2

Hello! ♥

Ontem a Sofia Silva apresentou-vos a sua nova atividade física e algumas dicas que podem fazer no vosso dia a dia. Hoje é a minha vez de partilhar o meu testemunho pessoal e algumas dicas que tenho que podem ser úteis para vocês, assim eu espero. 




Antes de mais começo por dizer que sempre fui uma rapariga sedentária. Já pratiquei desporto quando era mais jovem, mas a partir do secundário, o único exercício que fazia era através da disciplina: Educação Física e já era um grande sacrifício


Nunca fui obesa, mas tenho excesso de peso. E, houve um período (em 2012) que pesava tanto quanto a minha mãe, ou seja 74/75 kilos para 1m56. E, foi aí que levei a grande chapada e que tinha que mudar rapidamente ou ia-me tornar no Garfield


Alimentação
Comecei com pesquisas de dietas, de formas de emagrecer rapidamente. Quis excluir ginásio e nutricionista, porque não queria sobrecarregar os meus pais na altura. E então, o meu método foi reduzir os hidratos de carbono (principalmente o pão) e passar tudo para o modo light. Assim como beber imensa água e fruta. E, muito importante, apontar todas as calorias que comia, de modo a não ultrapassar as 1200 por dia. Este foi o meu método em termos de alimentação. 

Exercício
Para começar a perder peso a sério, procurei videos no youtube. Como disse, quis excluir os ginásios. Queria ter a capacidade de ter vontade própria para levar um objetivo até ao fim, apenas comigo própria e que resultaria. 

Começei a ver videos de 8 minutos Workout para fazer todos os dias e para começar a entrar no ritmo. Sempre exercicio de cardio primeiro e depois de fortelacimento. 



Neste vídeo, a intenção consiste em fazer 8 exercícios, um minuto cada um. Acreditem que no principio parece uma hora cada exercício. Mas foi através deste vídeo que comecei a ganhar ritmo diário. Depois de o fazer, fazia séries de abdominais, flexões e prancha 1 minuto. 

Depois foi-me aconselhado por uma amiga minha que é PT, que fizesse exercícios mais longos de cardio para suar e para depois poder tonificar bem o corpo com os exercícios de fortalecimento (abdominais, flexões,...) e encontrei dois vídeos de tempos diferentes que são aqueles que ainda hoje regularmente pratico. 


O vídeo do canal The CafeMom Studios é mais indicado para as mães que tem tem uma vida "sedentária" a cuidar do lar, dos filhos e do marido e que precisa de se manter saudável para acompanhar o ritmo da vida. É um excelente vídeo que, qualquer pessoa, pode fazer...a mim ajudou imenso e perdi peso com ele..porque fazia todos os dias.

O Pump it up the ultimate dance workout já é um nível diferente. Confesso que primeiro que entrasse a serio na coreografia, foi um filme. Mas depois, é tão bom fazer o vídeo do inicio ao fim. É intenso, de 1h30 minutos e abrange aquecimento, dança, mais body pump, adominais, flexões e exercícios de relaxamento. É um vídeo completo. Recomendo vivamente a fazerem se ainda não conhecem. 

Hoje em dia, vou fazendo estes dois videos sempre que posso. Aos domingos faço o Pump It e durante a semana tento fazer todos os dias o do CafeMom, pelo menos tenho isso planeado, as vezes o tempo trama-nos

♥ Com esta rotina, consegui perder 10 kilos. E, num mês, reduzi 10 cm de cintura e barriga. É claro que preciso ainda de perder mais peso, porém, com o mestrado voltei a ficar sedentária. Vou tentar que 2015 seja diferente! 


Dicas
Para compensar as vezes a falta de tempo, ligo o Spotify na minha playlist favorita, pego nas cordas e salto, pelo menos durante 20 minutinhos. Saltar a corda é o exercício mais completo que podemos fazer, super lowcost, perde-se muitas calorias e tonifica-se o corpo. Depois complemento com abdominais, flexões e prancha.  No domingo, fiz 511 saltos!

Para me ajudar, com as modernices, estou a fazer um plano de 1200 calorias por dia e saquei uma aplicação, My Fitnesspal, que me ajuda a controlar o que como que, podem ter acesso no vosso Play Store do Android, mas também podem aceder a partir de um computador. Aqui registo tudo o que como e se faço ou não exercicio. Hoje já consumi 526 calorias, mas ainda vou fazer em principio 2h de exercicio intensivo, se vocês quiserem posso começar a dar o feedback no facebook!
{Foto tirada da aplicação através de um computador}


Esta é a minha rotina de exercício físico. Sinto-me bem assim. É claro que caminhar, correr e andar de bicicleta também são outras formas para mantemo-nos saudáveis. No entanto, no inverno, o lar é o nosso refúgio e podemos aproveita-lo para várias coisas.

Tenho aqui outra sugestão, de um vídeo que podem fazer, que a Sofia Silva pratica de Aeróbica. Está em brasilerio e é de 1h. Também é muito bom.


Não se esqueçam de beber muitos líquidos (água, chá verde,..) para eliminar rapidamente as toxinas do corpo e para o hidratar. 

Espero que tenha sido útil e que tenham gostado! ♥

20 comentários:

  1. Adorei as dicas :) já uso algumas mas os meus treinos são um pouco diferentes. Não me guio por vídeos (embora veja imensos para poder ir mudando os exercícios sem serem sempre os mesmos) porque o meu namorado fez-me um plano de treinos e então vou fazendo os exercícios que ele lá meteu e quando estou enjoada do plano faço freestyle :D

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei por duas semanas este tipo de exercícios para fazer em 8 minutos e etc, e adorei fiquei com os músculos todos a doer. Só não faço mais vezes porque normalmente quando tenho mais tempo vou ao ginásio!!
    Gostei das tuas dicas e da tua experiência :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. São dicas interessantes e digo mais uma: nunca comer quando ainda temos o estômago cheio. Sobrecarregar o corpo com comida desnecessária faz mal. Beijos

    ResponderEliminar
  4. eu confesso que não sei se renho pachorra para ver videos de exercicio... de qualquer modo gostava de investir num colchão/tapete/esteira para tentar começar a 'fazer alguma coisa por mim' até porque eu estou mesmo no limite, se engordo mais (não tem acontecido...) fico obesa mesmo =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Adorei! Esta publicação deu-me ainda mais motivação para começar a praticar exercício

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá!! Cerca de 19€, está escrito no fim do post :) Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Não há problema :) Valem mesmo a pena, mas mesmo assim às vezes custa dar uma nota de 20€ por um batom :p se conheceres alguém que vá viajar de avião pede para comprarem no aeroporto, foi o que eu fiz e este batom ficou-me por 15.60€! Os preços lá são muito mais em conta em todos os produtos :)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  8. r: Muito obrigada pelas dicas Sofia :)

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho paciência para dietas e exercícios muito rigorosos e puxados. Acho que acabam por se tornar contraproducentes.
    Atualmente ando em consultas da diabetes, no centro de saúde e cheguei à conclusão que não é preciso andar a contar bagos de arroz, como eu disse por brincadeira às enfermeiras. O essencial é comer pouco, o maior número de vezes possível. De duas em duas horas era o ideal, porque no caso dos diabéticos, evita os picos de glicemia e tira a fome nas refeições principais. Comer de tudo, em pequenas quantidades e com algumas regras, como juntar alguma proteína para tornar a entrada do açúcar no sangue, mais lenta.
    Exercício... bem, ainda ontem falei sobre isto, num comentário. Nós fomos "projetados" para andar e não para correrias desenfreadas. Tudo o que ultrapasse os limites da resistência, é prejudicial. O desporto de alta competição, é tudo menos saudável e, quer-me parecer, que o exercício exigido nos ginásios, nem sempre é bem coordenado. Não basta meter uns tipos "viciados" em musculação a mandar fazer exercícios que, muitas vezes, nem eles sabem se fazem bem ou mal.
    Eu relaxei-me um pouco e em janeiro a médica "deu-me nas orelhas". Em cerca de um mês com uma dieta que se baseia mais na quantidade e entre 20 a 60 minutos de elítica por dia, já perdi 1,5 Kg, reduzi 4 cm no perímetro abdominal, os valores da glicemia andam entre os 90 e os 110 e a tensão arterial raramente ultrapassa os 130/76.
    Mas ainda preciso perder cerca de 15 quilos... é obra. xD

    ResponderEliminar
  10. É preciso mesmo muita força de vontade! Eu quando faço em casa também salto à corda. De resto faço só alguns exercícios localizados mas às vezes a preguiça fala mais alto xD
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. O meu caso é o oposto, sempre fui demasiado magrinha, mas lá está: demasiado sedentária e preguiçosa para decidir mudar isso.
    Só agora é que me decidi a ir para o ginásio e seguir um plano de alimentação para ver se consigo aumentar o meu peso e massa muscular. É preciso muita força de vontade!

    Comecei a seguir no instagram, que ainda não seguia :) (@danielasm4)
    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. que excelentes resultados, muito bem! com força de vontade tudo se faz :)

    ResponderEliminar
  13. Bem se gostei? ADOREI. É muito interessanto, também ando numa luta contra o sedentarismo, eu trabalho num escritório onde estou sentada o dia todo, já comprei uma bola e uma corda mas o tempo esse não ajuda, tenho sempre 1001 coisas para fazer.

    ResponderEliminar
  14. Gostei deste post, os vídeos que eu tenho feito são das meninas do Tone it Up são amazing!!
    Beijinhos e continuem o bom trabalho :)
    http://myfashionandbeautydiary.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu sou tão preguiçosa que com o ritmo de trabalho penso que morria a fazer isso :D

    ResponderEliminar
  16. boas dicas , eu ando no ginásio mas tenho de ter mais cuidado com o que como !

    r: obrigada :)

    ResponderEliminar
  17. Eu também gosto de fazer exercício regularmente, como já disse :D Por acaso não costumo saltar à corda...
    Nunca fiz nenhum dos vídeos que mostras, os que costumo fazer são de outros canais em que há vários vídeos, gosto bastante, principalmente da diversidade :D Também estou à espera de sol para poder jogar ténis, badminton e correr, já tenho saudades :)
    Boa continuação-de-vida-saudável :)

    ResponderEliminar
  18. Adorei as dicas e tenho a certeza que me serão bastante úteis! Nunca tinha pensado em saltar à corda, mas realmente é um ótimo exercício para todo o corpo :D
    obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário & obrigada pela visita! ♥
Qualquer dúvida enviem e-mail: morningdreamssp@gmail.com