25 de abril de 2014

Antes do 25 de Abril | Moda

Olá dreamers! A moda como conhecemos hoje, sofreu muitas alterações após o 25 de Abril de 1974. Actualmente, para muitas pessoas, essa data não passa de um dado histórico mas para outros é um símbolo de liberdade, de afirmação. E, como eu defendo que devemos conhecer a nossa história, as nossas raízes, apresento-vos uns dados sobre o que era a moda antes do 25 de Abril.




A elegância e o bom comportamento, era o que se esperava de uma mulher portuguesa antes do 25 de Abril. E, isso reflectia-se na sua forma de vestir. Numa época em que o país se via fechado ao estrangeiro, as mulheres guiavam-se por revistas escritas noutra língua para criarem a sua própria roupa, através do trabalho de uma modista. 


No norte de Portugal, no Porto, haviam tantas costureiras e alfaiates que faziam uma festa em sua honra, tendo como padroeira a Santa Catarina. Hoje, uma das ruas comerciais mais importante no Porto, se não a rua mais importante mesmo, tem o nome da santa.

Após a revolução dos Cravos, muita coisa mudou e o país viu-se invadido por lojas de pronto a vestir. Hoje, o papel da mulher mudou e, por isso, a sua roupa mudou também. Porém a moda está sempre a procurar referências no passado. Por isso, podemos dizer que trazemos connosco sempre uma lembrança do passado.

MAS, a Revolução dos Cravos é muito mais do que uma mudança de ares na moda dos portugueses. A Revolução dos Cravos é sobre a Liberdade, que hoje gozamos muito bem. Lembrem-se apenas que a nossa liberdade termina quando começa a liberdade de outra pessoa. Usem a liberdade com sabedoria e não abusem da liberdade dos outros.



Feliz 25 de Abril!


Sofia Silva

5 comentários:

  1. Interessante, nem me imagino criando looks apenas por revista, realmente ai não da, é muito pouca informação, rs.

    Beijokas e Bom Final de Semana
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. a minha mãe chegou a fazer a propria roupa... era a maneira mais barata de estar na moda... consegues imaginar ter so um par de botas? a mim parece-me tortura!!!

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. O 25 abril deu liberdade ao povo mas libertou a mulher da opressão sexual que vivia e deu-lhe independência, em especial às mais novas, desde a moda, a terem um emprego e ganharem seu próprio salário, serem mais que donas casa submissas,, viva o 25 abril e vivam as pessoas que tiveram a coragem de fazer o que agora devíamos fazer, derrubar ditadura só prejudica a olhos visto o povo!
    Obrigado por lembrares abril
    Beijinhos
    http://beautydemulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto deste poste! Gosto sempre de me aventurar pela nossa história!

    My Pretty Mess blog
    Página do facebook

    ResponderEliminar
  5. Adorei mesmo está publicação!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário & obrigada pela visita! ♥
Qualquer dúvida enviem e-mail: morningdreamssp@gmail.com